quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Os Educadores e Professores estão presentes na concentração de 29 de Setembro.



Os Educadores e Professores estão presentes na concentração de 29 de Setembro.


Pela reintegração das dezenas de milhar de docentes e outros trabalhadores do Ensino despedidos

Pelo restabelecimento das condições de funcionamento democrático das escolas
Muitos pais, professores e estudantes estiveram presentes nas manifestações que juntaram um milhão de cidadãos, em quarenta cidades portugueses, no passado dia 15 de Setembro.

Afirmaram, com todos os outros: “Fora a Troika, fora o seu Governo, queremos as nossas vidas!”.

Esta exigência, no quadro do Sistema de Ensino, significa:

- a reposição dos milhões de euros cortados, reduzindo o Orçamento da Educação para 3,9% do PIB;
- a retirada das medidas adoptadas para cumprir este corte, da reforma curricular aos mega agrupamentos, dos cortes para a Educação especial ao aumento do número de alunos por turma;
- a reintegração das dezenas de milhar de professores que se encontravam nas escolas no ano lectivo de 2011/2012 e que agora continuam a ser ainda mais necessários, uma vez que aumentou o número de anos de escolaridade obrigatória.

Esta exigência surge de toda a população directamente ligada à comunidade educativa, tal como emerge da maioria do povo o sentimento de recusa de qualquer subordinação à política decorrente do Memorando da Troika e deste Governo desautorizado e rejeitado.

Não se trata de negociar com o Governo sobre mudanças, ajustamentos e correcções na vida dos docentes e dos alunos, resultantes da aplicação do programa de desmantelamento da Escola pública que levou à situação criada, mas sim de impor ao Governo a retirada do mesmo e a reintegração dos milhares de docentes e restantes trabalhadores do Ensino despedidos.

É com esta convicção que nos organizamos para responder ao apelo da FENPRPOF e da CGTP, para participar na concentração que irá encher o Terreiro do Paço, no próximo dia 29 de Setembro.

Professores e educadores membros do SPGL, primeiros signatários do Apelo feito em Maio de 2012 (com 5800 assinantes na Internet) para a realização de um Encontro nacional para impor a suspensão da Reforma curricular e dos Mega agrupamentos, e assim impedir a concretização do despedimento de mais de 40 mil docentes.


Os signatários

Isabel Branco Pires (membro da direcção do SPGL, Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna)
Fernanda Magda (Prof EE Agrupamento de Escolas  Francisco Arruda)
Isabel Guerreiro (membro da direcção do SPGL, Agrupamento de Escolas  Ibn Mucana)
Carmelinda Pereira (aposentada)

Se estiveres de acordo subscreve aqui este documento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário